Editorial: A Esperança vencerá
No próximo domingo, 2, acontecerão as eleições no nosso país, para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.
Nós, metalúrgicos e metalúrgicas do ABC, assim como todo o povo do Brasil, temos a responsabilidade de comparecer nessa eleição.
Nós e nossas famílias sabemos o que significa a falta de uma política comprometida com os trabalhadores. Significa desemprego, fechamento de empresas, deficiência no sistema de saúde, falta de oportunidades para os nossos filhos cursarem a universidade, falta de política de moradia e economia estagnada.
Enfim, nós sabemos mais do que ninguém o que significa a falta de medidas comprometidas com os trabalhadores. Nos últimos anos vivemos momentos difíceis sem políticas voltadas para a indústria nacional que tanto interessa a classe trabalhadora. O Brasil não pode ser um país que vive somente da exportação de commodities produzidas pelo agronegócio. O Brasil necessita de programas para geração de emprego, distribuição de renda e inclusão social.
No último período, quase 700 mil brasileiros morreram por conta da pandemia. Quantos aqui perderam familiares e amigos? Isso tudo tem muito a ver com a política. O desemprego está muito alto, a fome voltou a assolar milhares de famílias, aumentou o número de pessoas dormindo nas ruas, isso tudo é política, ou melhor, falta de políticas.
Muitas vezes o Sindicato é criticado por falar de política. Não abrimos mão disso, porque sabemos que é a política que define o preço da comida, dos remédios, do aluguel, dos combustíveis e, finalmente, que define o futuro de uma nação.
Portanto, no próximo domingo temos sim a responsabilidade de votar. Vote nos candidatos e candidatas comprometidos (as) com a luta dos trabalhadores, com a saúde das nossas famílias, com a educação, que trabalharão para que a classe trabalhadora seja feliz.
Quando você for votar, não vá sozinho, leve a lembrança daqueles que você perdeu na pandemia. Leve a lembrança das fábricas que fecharam, dos direitos retirados dos trabalhadores, da aposentadoria tão sonhada e dos nossos irmãos que estão desempregados.
Acima de tudo, leve consigo a defesa da democracia. A democracia é a base de uma sociedade mais justa e fraterna. Pense no futuro, no futuro dos seus filhos e do nosso país. Boa eleição! A Esperança vencerá!
A Direção