Vendas de veículos leves somam 181,6 mil em setembro

Média diária cresceu 8,8% ante agosto. Fiat liderou mais uma vez

As vendas de automóveis e comerciais leves reagiram em setembro. Foram negociados no mês passado 181,6 mil veículos ante 167 mil em agosto. Na mesma comparação, a média diária chegou a 8.647 unidades contra 7.952 do mês anterior, evolução de 8,8%. Com 38,9 mil licenciamentos, a Fiat, mais uma vez, liderou o mercado.

A marca italiana deteve 21,4% das vendas, cinco pontos porcentuais a mais do que a segunda colocada GM, que vendeu 29,3 mil veículos, 16,1% do total, e superou a Volkswagen, com 26,3 mil licenciamentos e 14,5%. A Hyundai ficou na quarta colocação ao somar 16,3 mil unidades, 9% de participação, seguida muito de perto pela Toyota (15 mil e 8,2%).

Na sequência aparecem a Renault (12,7 mil, 7%) e a Jeep (10,9 mil, 6%). Honda (3,4%), Nissan (2,4%) ficaram, respectivamente, na oitava e nona colocações. Na décima posição, a Citroën foi a surpresa no ranking. Com a chegada do Novo C3 às revendas, agora o modelo mais barato da marca, a francesa vendeu 3,9 mil veículos em setembro, conquistou 2,2% e ultrapassou a Peugeot 1,7%, marca-irmã da Stellantis.

A montadora que aglutina cinco marcas, aliás, segue na liderança folgada do mercado brasileiro e respondeu por 31,7% dos emplacamentos de setembro (57,5 mil), considerando ainda os números da Fiat, Jeep e RAM. Ao longo dos nove primeiros meses de 2022, a participação é ainda maior, 32,8%, com 460,2 mil dos mais de 1,4 milhão de veículos emplacados.

Do AutoIndústria