Fenatran abre as portas com expectativas de R$ 9 bilhões em negócios

Mais de 65 mil visitantes são esperados pela RX, organizadora da Fenatran, maior feira do setor de transporte da América Latina, de 7 a 11 de novembro no São Paulo Expo, que recebe a edição 2022. A expectativa é que R$ 9 bilhões sejam negociados durante os cinco dias de evento, que reúne quinhentas marcas expositoras.

A sensação ao percorrer os 100 mil m² de área de exposição do pavilhão do SP Expo é de retorno à normalidade após a aparente passagem pelo pior da pandemia de covid-19. E com expectativa elevada de negócios em um setor que permanece aquecido – e só não cresce em 2022, comparado com o ano passado, porque há dificuldade de abastecimento de componentes na cadeia.

Os estandes das principais fabricantes de caminhões trazem as novidades em suas linhas de caminhões que, em 2023, passam a usar motores com tecnologia Euro 6 para se adequar às exigências de emissões da fase P8 do Proconve. A economia de combustível prometida chega a 15% em alguns casos, embora os preços também sejam acrescidos de até 15% com relação à linha Euro 5. Os caminhos que cada empresa pretende seguir rumo à descarbonização começaram a ser revelados também na feira.

Há empresas focando em GNV e outras partindo para e eletrificação – mas há aquelas que ainda conferem vida longa ao motor a combustão, aliados a combustíveis alternativos e renováveis que poluam menos. Como nos automóveis as novidades elétricas chamam a atenção nos estandes. Quase todos têm um caminhão elétrico, para curtas, médias ou longas distâncias. A indicação do futuro está no SP Expo, mas o que os executivos pretendem mesmo é fechar negócios.

Da AutoData