Prefeitura de SP anuncia parceria para investir R$ 8 bi em ônibus elétricos
Recurso permitirá à gestão fazer a troca, já anunciada em outubro, da frota de ônibus diesel da capital pela elétrica. Investimento virá da empresa de energia Enel
Na tarde de terça-feira (8), a Prefeitura de São Paulo anunciou a parceria com a fornecedora de energia Enel para obtenção do financiamento de R$ 8 bilhões que possibilitará a aquisição de ônibus elétricos para a capital paulista. Com esse montante, as empresas concessionárias que operam as linhas municipais gerenciadas pela São Paulo Transporte (SPTrans) terão meios de comprar os novos ônibus e iniciar a eletrificação da frota, determinada pela SPTrans em outubro.
O encontro que selou a parceria ocorreu entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o presidente da Câmara Municipal Milton Leite, representantes da Enel e de fabricantes de ônibus elétricos. De acordo com Leite, nem o município sozinho, nem as empresas de ônibus teriam condições de arcar no curto e médio prazo com a troca da frota diesel pela elétrica.
Decisivo para isso foi a entrada na parceria da Enel, que venderá a energia elétrica: “A Enel se dispôs a assumir esse risco econômico de entrar como lastro e como parceira da cidade de São Paulo no financiamento desses carros. Até porque eles vendem a energia e têm interesse em uma energia limpa. Então formou-se assim a parceria perfeita”, celebrou o presidente da Câmara.
A Enel X, divisão da companhia voltada à eletromobilidade, já participou de processos de eletrificação de frotas de ônibus urbanos em outras cidades da América Latina, como no Chile, em 2018. Na ocasião, a empresa demonstrou interesse em replicar no Brasil um modelo semelhante ao chileno de financiamento.
Do Mobilize