UE propõe nova regulação das emissões de carros a combustão

Chamada de “Padrões Euro 7”, a regra se a aplicaria todos os carros, vans, caminhões e ônibus vendidos na UE com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa

O braço executivo da União Europeia (UE) propôs na quinta-feira (10) novos padrões de emissões de gases de efeito estufa para os carros do bloco, o que pode ser o último conjunto de regras para este tipo de veículo no continente, já que a UE planeja encerrar a venda desses automóveis a partir 2035.

A proposta, chamada de “padrões Euro 7”, se aplicaria a todos os carros, vans, caminhões e ônibus vendidos na UE, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Segundo a “Associated Press”, autoridades da UE disseram que as diretrizes devem reduzir as emissões de óxido de nitrogênio de carros e vans em 35% na comparação com a regulação de emissão de gases atual.

As normas buscam complementar as regras da UE para diminuir as emissões de gases de efeito estufa visando promover a transição energética do bloco. A proposta será submetida ao Parlamento Europeu e aos países membros da UE e, caso aprovadas, devem entrar em vigor em julho de 2025 para carros e vans e julho de 2027 para veículos pesados.

Do Valor Econômico