Mercedes-Benz e Bosch inauguram campo de provas no começo de 2023

A ampliação do CTVI, Centro de Testes Veiculares Iracemápolis, investimento dividido meio a meio de Mercedes-Benz e Bosch, está em fase final de construção, iniciada em 2020, e será inaugurado no primeiro trimestre de 2023. Por causa da pandemia de covid-19 e das intensas chuvas do fim de 2021 e começo de 2022 as obras atrasaram cerca de oito meses em relação ao que estava previsto no lançamento do empreendimento.

O conjunto de pistas de testes foi construído no mesmo terreno de Iracemápolis, SP, onde, em 2016, a Mercedes-Benz inaugurou o seu primeiro campo de provas para caminhões e ônibus no País, com investimento que chegou a R$ 100 milhões – ao lado da fábrica de veículos inaugurada em 2015 e vendida à Great Wall Motor no fim de 2021.

Esta parte do centro seguirá sendo exclusivo da fabricante de veículos comerciais, que já faz muito bom uso das instalações, incluindo todo o recente desenvolvimento da linha de veículos Euro 6, pela primeira vez integralmente desenvolvida no Brasil. A fase 2 do CTVI, em sociedade com a Bosch, vai atender as necessidades de desenvolvimento das duas empresas e as horas vagas serão locadas para outros fabricantes de veículos e autopeças.

Poderão ser testados e homologados não só caminhões e ônibus, mas também automóveis, comerciais leves e até tratores. A área para testes de dinâmica veicular tem 220 metros de diâmetro e inclinação máxima de 1%. Já a pista destinada a ensaios de dirigibilidade tem 7 metros de largura e 1,7 km de extensão.

Da AutoData