19ª Marcha da Consciência Negra clama por um Brasil sem racismo e com democracia

Caminhada teve concentração no Masp e seguiu até o Teatro Municipal, em São Paulo

Foto: Dino Santos/CUT-SP

A 19ª Marcha da Consciência Negra, em São Paulo, foi realizada na tarde de domingo, 20, e teve como tema “Por um Brasil e São Paulo com Democracia e Sem Racismo”. O ato teve concentração em frente ao Masp, na Avenida Paulista, e seguiu até o Teatro Municipal, no centro, onde foi fundado o MNU (Movimento Negro Unificado), em 1978, sob o regime militar.

Os manifestantes demostraram sensação de alívio e esperança após a vitória de Lula nas eleições presidenciais, porém preocupação no âmbito estadual com a vitória de Tarcísio de Freitas.

Foto: Dino Santos/CUT-SP

Durante a marcha, o secretário-geral da CUT-SP, Daniel Calazans, destacou o respeito ao resultado das urnas, as desigualdades que ainda são muitas e ressaltou a luta incessante do povo negro.

“Nesses 134 anos da abolição lamentavelmente estamos ainda lutando pela inclusão do povo negro, dos trabalhadores no mercado formal com carteira assinada. Negros ainda ganham três vezes menos e enfrentam um índice altíssimo de desemprego. Mas também é importante ressaltar que ao longo desse tempo o povo negro está nas ruas, nas redes, organizado em movimentos sociais para que possamos reconstruir o Brasil com a nossa participação”.