Volkswagen apostará em carros autônomos com preços populares em 2030

Volkswagen está trabalhando no desenvolvimento da tecnologia para carro autônomo e deve começar no segmento com veículos comerciais

Os carros estão cada vez mais equipados com tecnologias que auxiliam o motorista na condução, mas um veículo com direção completamente autônoma sem falhas ainda não existe. No entanto, a Volkswagen está trabalhando para fazer isso acontecer. A montadora afirma que a tecnologia já está disponível e também passar por alguns testes, mas ainda é muito cara. Mas Thomas Schäfer, CEO da marca alemã, tem visões otimistas nesse cenário e acredita que esse recurso se tornará popular até 2030.

O alto custo se deve, em partes, pela presença do sistema de câmeras que precisa ser extremamente eficiente, além dos chips e do consumo de energia. Schäfer afirmou que a divisão de veículos comerciais da Volkswagen é quem está puxando o desenvolvimento do sistema de direção autônoma da marca, já que as oportunidades de retorno nesse segmento são significativamente melhores.

Entre os comerciais, Thomas possivelmente se refere a trabalhos como serviço de carona – similar ao que a Cruze está testando -, vans de entrega etc. Com a tecnologia chegando nesse tipo de veículo ela poderá facilmente passar para os modelos de passeio, já que eles compartilham alguns componentes.

Já está nos planos da Volkswagen lançar um serviço de carona totalmente autônomo utilizando uma versão da Kombi elétrica ID.Buzz. A estimativa é que as atividades comecem em Hamburgo em 2025. Os protótipos já estão sendo submetidos a testes em vias públicas.

Do AutoPapo