Brasil deve avançar 400% em vans, ônibus e caminhões elétricos em 5 anos
BorgWarner estima forte crescimento do segmento de veículos elétricos para entregas de última milha e ônibus elétricos
Na semana passada, a BorgWarner anunciou sua primeira fábrica de montagem de sistemas de baterias para veículos elétricos no Brasil. Na ocasião, a empresa destacou o potencial do país no cenário de transição energética, considerando uma posição vantajosa em termos de emissões em função da matriz energética mais limpa e as rotas tecnológicas disponíveis. A BorgWarner também destacou sua capacidade de ação e que possui tecnologia e flexibilidade para atender às mudanças que virão com a transição para a mobilidade elétrica e de baixas emissões.
Em mercados como Europa, Estados Unidos e China, a mudança ocorrerá de forma mais rápida. No entanto, em outras regiões também existe bastante potencial, principalmente no segmento de veículos elétricos comerciais, que se mostram bastante promissores em situações de rotas pré-determinadas: entregas urbanas e de última milha (vans e caminhões) e também no transporte público (ônibus elétricos).
Para esse segmento, a BorgWarner enxerga um potencial de crescimento estimado de cerca de 400% nos próximos cinco anos. Na visão da empresa norte-americana, o Brasil é bastante competitivo para se tornar um produtor de veículos elétricos. Isso considerando que nós possuímos a quarta maior frota de veículos pesados do mundo e a oitava de veículos leves, e uma das matrizes energéticas mais limpas do planeta habilitando uma produção de baixo carbono, o que torna o país atrativo para investimentos.
Tudo isso, sem deixar lado o potencial de recursos minerais, que são cruciais para a produção local de células de bateria. Além disso, o país é geograficamente bem localizado, o que potencializa sua vantagem para produção de componentes estratégicos na região, uma vez que a co-localização faz com que toda a cadeia de suprimentos seja mais produtiva, escalável, flexível e sustentável.
Do InsideEVs