Venda de carros novos sobe em novembro, mas Copa do Mundo pode afetar resultados de 2022

Início de ano “fraco” e concessionárias fechadas nos jogos do Brasil devem fazer com que ano termine com emplacamentos em baixa na comparação com 2021

Novembro terminou como o segundo melhor mês de vendas de carros novos no Brasil em 2022. De acordo com a Fenabrave, a associação das concessionárias, foram vendidos 191.944 automóveis e comerciais leves em todo o país. O resultado só não foi melhor do que o registrado em agosto, quando 194.142 veículos foram emplacados.

Na comparação com novembro de 2021, a alta nas vendas foi de 19,2%. Já em relação a outubro, o crescimento foi menor, de 13,9%, mas um sinal de que o mercado voltou a crescer depois de dois meses seguidos de queda nos emplacamentos. No acumulado do ano, o sinal ainda é negativo, com queda de 1,4% e 1.755.543 exemplares vendidos. Entre janeiro e novembro do ano passado, foram emplacadas 1.780.873 unidades.

Para igualar as vendas de 2021, as concessionárias brasileiras vão precisar de um ritmo ainda mais forte em dezembro, ultrapassando as 200 mil unidades – o que seria inédito em 2022. Só assim seria possível alcançar os 1.974.431 automóveis e comerciais leves comercializados no ano passado.

Dezembro costuma ser um mês com resultados melhores, já que muita gente resolve trocar de carro no fim do ano. Porém, com a Copa do Mundo reduzindo o expediente das lojas, alcançar esse número pode ser mais difícil. As projeções da Jato Dynamics apontam que 2022 deve terminar com o Brasil tendo vendido entre 1,9 milhão e 1,95 milhão de carros e comerciais leves. Para Milad Kalume Neto, gerente de negócios da consultoria, a Copa do Mundo é apenas uma das explicações para os resultados projetados.

Do G1