Tesla é a fabricante com 2ª linha mais velha do mundo
Apesar de ser a referência em carros elétricos, a Tesla só não tem uma linha mais velha do que a Lada
Sempre acabamos lendo rankings e classificações bem diferentes envolvendo as fabricantes, como número de vendas, seu desempenho local e mundial, últimas inovações e pesquisas de qualidade nos mercados ao redor do mundo. Estas tabelas sempre mostram a constante disputa entre as empresas da China, Estados Unidos, Europa, Japão, Coreia do Sul e tantos outros. Porém, qual é a situação quando olhamos para a idade dos veículos que elas oferecem?
De acordo com nossa pesquisa, com 705 automóveis vendidos por 30 fabricantes globais, nem todas as marcas tem renovado seus portfólios com a mesma frequência. A análise, que exclui muitas marcas chinesas por não serem vendidas em mais nenhum lugar, mostra que a Tesla é a fabricante com a segunda linha mais velha. O cálculo da idade média de um modelo é feito ao encontrar a diferença de tempo entre hoje (começo de dezembro) e o dia em que a versão de produção foi apresentada oficialmente, ao invés da data de lançamento comercial.
A conta exclui reestilizações e qualquer tipo de atualização, exceto a introdução de uma nova geração. Rebadges, ou seja, modelos iguais de marcas diferentes (como Nissan Frontier e Renault Alaskan) também foram deixadas de fora. Sem surpreender ninguém, a Lada é a fabricante com o portfólio mais antigo. A idade média dos carros da fabricante russa é de 18,9 anos.
O nome mais surpreendente é a Tesla na segunda posição, com uma média de 7,8 anos para os quatro carros disponíveis atualmente. Temos que lembrar que o Model S foi apresentado em março de 2009, seguido pelo Model X em setembro de 2015. Seu produto mais atual é o Model Y, revelado em março de 2019, quase quatro anos atrás. É uma situação bem curiosa, pois a Tesla tem sido a referência para o mundo dos carros elétricos e está prestes a quebrar seu recorde de vendas anuais.
Do Motor1