Tata Nano pode voltar como um carro elétrico na Índia
O Tata Nano fracassou, porém, o carro mais barato do mundo foi um marco na capacidade da indústria automobilística de se adaptar às situações diversas, gerando inclusive até um documentário de TV. Criado para ajudar a motorizar “corretamente” a Índia, o Nano não cumpriu sua missão, porém, a ideia de um carro super barato, que inspirou até mesmo um projeto de moradias de baixa renda por lá, pode voltar.
O projeto já existia há alguns anos, quando a Tata Motors se deu conta de que o Nano original não teria futuro, mas em 2018, a marca indiana teve que tirar o carrinho de circulação, porque ele já não atendia nem a legislação local, que evoluiu com o mercado. Agora, a mais recente informação diz que a Tata Motors pode retornar com o Nano como um carro elétrico apenas e com produção na antiga fábrica da Ford em Maraimalai Nagar, região de Tamil Nadu.
Esta planta foi fechada em 2021 com as demais da Ford no país, que deixou de fazer modelos como Figo, Aspire e EcoSport. Com a produção do Tata Nano em Tamil Nadu, empregos na região seriam preservados e a Tata teria um produto de acesso, visto que o modelo Tiago EV ainda é caro para muitos indianos. Aliás, a Tata tem ainda o SUV subcompacto Nexon EV, o sedã Tigor EV e o futuro Altroz EV, o hatch compacto premium da marca indiana.
Por ora, a Tata Motors não confirma e nem desmente as informações, o que indica haver algo sólido nos rumores que chegam de lá. Lançado em 2008, o Tata Nano surgiu como um transporte urbano particular, basicamente, tendo 3,10 m de comprimento e uma carroceria monovolume, sem porta traseira. Ele tinha motor traseiro de dois cilindros com 624 cm³, tendo 38 cavalos e 5,2 kgfm, com câmbio de 4 marchas e velocidade final de 105 km/h. A ideia era vendê-lo por 100.000 rúpias ou pouco mais de US$ 1,3 mil na época.
Do Notícias Automotivas