Sindicato retoma Tribuna na mão com trabalhadores na Legas Metal

Diretoria executiva dialoga com companheiros e companheiras sobre ações e organização no local de trabalho

Foto: Adonis Guerra

A retomada da Tribuna na Mão 2023 aconteceu ontem pela manhã na Legas Metal, em Diadema. O jornal foi entregue aos trabalhadores e trabalhadoras pelo presidente do Sindicato e membros da direção executiva. Os CSEs Valderez Dias de Amorim, o Serginho Groisman, e Aparecida Maria de Melo, a Cida, estiveram presentes para dialogar com os 83 trabalhadores também.

Foto: Adonis Guerra

Na conversa com os metalúrgicos, Moisés destacou a plenária com as centrais sindicais em Brasília. “Como é bom ser recebido pelo presidente da República e ter um presidente que se importa com a classe trabalhadora para discutir temas como imposto de renda, reforma Trabalhista, valorização do salário mínimo e negociação coletiva”, afirmou.

Também participaram do encontro na quarta-feira o secretário-geral dos Metalúrgicos do ABC, Claudionor Vieira, e o diretor executivo, Aroaldo Oliveira da Silva.

Foto: Adonis Guerra

Agilidade do diálogo

A CSE Cida disse que a companheirada repercutiu a ação. “Comentaram sobre a importância da atuação e agilidade dos membros do Sindicato, que na quarta-feira, 17, estavam em Brasília na plenária das centrais sindicais conversando com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e o presidente Lula e, no dia seguinte, estavam presentes com todos na Legas”, destacou.

Foto: Adonis Guerra

Segundo Valderez, a fábrica tem hoje um quadro de mais de 50% de trabalhadores renovados, com um ano ou menos na fábrica. “Por isso é importante esse olho no olho e dialogar com cada companheiro e companheira para mostrar que só com organização no local de trabalho e todos sindicalizados é possível garantir direitos”.

A Legas Metal faz parte do grupo G8.2 (trefilação e laminação de metais ferrosos, esquadrias e construções metálicas) e produz displays para mercados e lojas.