Consórcio Intermunicipal é importante para a categoria que vive e gera renda na região

Foto: Divulgação

A posse do novo presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Marcelo Oliveira, prefeito de Mauá, foi acompanhada pela diretoria dos Metalúrgicos do ABC na última sexta-feira, dia 3, em Santo André. Para o presidente do Sindicato, Moisés Selerges, a instituição é importante para a categoria que vive e gera receita na região.

“O ABC Paulista é uma das esquinas mais valiosas do Brasil e o companheiro Marcelo toma posse com o objetivo de buscar crescimento à região. O Sindicato, universidades, empresários, prefeitos e parlamentares também se unem à sua gestão para buscar alternativas”, declarou.

Foto: Divulgação

O diretor executivo do Sindicato e presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, reafirmou o apoio ao Consórcio e o trabalho em conjunto. “A instituição é importante na perspectiva de crescimento, geração de emprego e políticas públicas que se anunciam para um futuro breve. Que juntos possamos avançar e dar exemplo ao Brasil de qual caminho seguir”, afirmou.

Os ministros Luiz Marinho (Trabalho) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) estiveram no ato e foram convidados por Aroaldo para também conhecer os projetos e as ações da Agência. “Ambos afirmaram o compromisso e parceria do governo federal no apoio nestas e em outras iniciativas nas sete cidades”.

Foto: Divulgação

Fortalecimento

O novo presidente do Consórcio ABC ressaltou a importância da entidade em um cenário de afirmação da democracia brasileira e fez um resgate de conquistas do órgão ao logo de suas mais de três décadas de existência.

“Este é um momento de retomada e fortalecimento das nossas instituições. Este Consórcio Intermunicipal é historicamente uma instituição de diálogo e de articulação entre os municípios consorciados. Construir agendas prioritárias junto aos governos estadual e federal será uma prioridade nossa em benefício da região”, ressaltou.

O ministro do Trabalho pontuou a importância de fortalecer o papel do Consórcio ABC como instrumento de discussão e implementação de políticas públicas para a região. “Nós podemos e devemos estar imbuídos na construção de grandes oportunidades. O desafio da geração de emprego e renda, a economia solidária, a economia formal, a reindustrialização, tudo isso passa fortemente pelos municípios”, afirmou Luiz Marinho, que presidiu o Consórcio ABC em 2013, 2014 e 2016 enquanto prefeito de São Bernardo.

Em sua fala, o ministro Alexandre Padilha recordou que o Consórcio, idealizado pelo prefeito Celso Daniel (1951-2002), de Santo André, inspirou a criação de outros consórcios em todo o país e ressaltou a importância do órgão intermunicipal.

“A democracia depende muito das lideranças, mas às vezes os homens e as mulheres falham. Por isso, o que garante a democracia é a virtude das instituições que consigam sobreviver inclusive a decisões erradas de algumas lideranças. Primeiro consórcio público criado no nosso país, o Consorcio ABC é um dos grandes exemplos de instituição do Brasil”, afirmou.