Mitsubishi cancela projeto de avião feito para competir com Embraer

A Mitsubishi estava trabalhando em um jato regional para peitar a família E-Jet da Embraer há 16 anos, mas acabou desistindo do projeto

A Mitsubishi automóveis que conhecemos no Brasil é apenas uma das subsidiárias da Mitsubishi Heavy Industries. Esse conglomerado japonês produz todo tipo de produtos que você pode imaginar, incluindo aviões e componentes aeronáuticos.

A empresa estava investindo forte no Mitsubishi SpaceJet, um jato regional com missão de incomodar a família E-Jet da brasileira Embraer. Entretanto, o projeto iniciado há 16 anos foi encerrado na terça-feira (7). O projeto já estava parado desde 2020, aguardando por mais suporte financeiro.

A Mitsubishi admitiu que a constante necessidade de revisões nas tecnologias da aeronave e falta de competitividade a nível global levaram ao cancelamento. Isso não significa que os japoneses irão desistir de fazer um avião comercial, a Mitsubishi afirma que os aprendizados do SpaceJet irão guiar projetos futuros. Oito protótipos foram produzidos e enfrentavam os exigentes testes de validação exigidos para aviões comerciais.

O Mitsubishi SpaceJet foi projetado com os modelos MRJ70 e MRJ90, que se diferenciam pelo comprimento e capacidade de passageiros. Ele poderia levar de 70 a 100 passageiros dependendo da configuração. A disposição de assentos era de dois por fileira e corredor único na classe econômica. Para a primeira classe a disposição é de uma fileira com um assento e outra com dois.

Do AutoPapo