Sindicato entrega doações a atingidos pelas enchentes em São Paulo

Roupas e cobertores arrecadados pelos trabalhadores na base foram destinados às famílias atendidas pelo MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens)

Foto: Adonis Guerra

Os Metalúrgicos do ABC entregaram na manhã de ontem doações de roupas e cobertores às famílias atendidas pelo MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. Após as entregas, o local voltou a alagar. Confira vídeos nas redes sociais do Sindicato.

A área fica na várzea do Rio Tietê e a população sofre com as enchentes, casas alagadas, ruas intransitáveis e água contaminada devido à falta de saneamento.

O vice-presidente do Sindicato, Carlos Caramelo, destacou que a atuação além das fábricas é uma característica dos Metalúrgicos do ABC. “A solidariedade é uma marca dos trabalhadores na base. Entregamos ontem mais de 200 cobertores e mais de mil peças de roupas que tinham sido doados pela categoria”, contou.

“A união dos movimentos populares, com MAB e Sindicato juntos na luta, é fundamental na defesa de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”, afirmou.

Água para a vida, não para a morte

De acordo com o MAB, até 1º de fevereiro, foram contabilizadas 24 mortes e mais de 600 desabrigados em todo o estado de São Paulo em decorrência de alagamentos, além de perdas de móveis, documentos, eletrodomésticos, alimentos e mercadorias, do risco à saúde física das pessoas e impactos na saúde mental dos atingidos.

“É um absurdo que o estado mais rico da federação ainda conviva com situações como essa, com falta de amparo e abandono das famílias atingidas pelas chuvas”, criticou Caramelo.

O Movimento reivindica dos governos estadual e municipais assistência às famílias atingidas e um plano de segurança para que esses moradores possam viver em condições dignas de moradia, saúde e segurança.

Campanha de solidariedade

O MAB organizou a campanha de solidariedade “Atingidos em defesa da vida – basta de enchentes!”, para ajudar famílias que sofreram com as enchentes em São Paulo.

A arrecadação é de móveis, colchões, lençóis, cobertores, alimentos, roupas, produtos de higiene e limpeza. São três locais de coleta das doações: Rua Rio Paranoá, 190, União de Vila Nova, contato Tamires (11) 9 6521-5234 / Av. Thomas Edison, 301, Barra Funda, na secretaria do MAB, com Carol (11) 9 6050-8480 / Rua Curimataú, 90, Vila Nova União, com Patrícia (11) 9 6693-5136.