#ARetomada
Sindicato convida os trabalhadores e as trabalhadoras a participarem do processo eleitoral para escolher seus representantes no local de trabalho
Vivemos tempos muito difíceis nos últimos anos, com fatos e acontecimentos que ficaram marcados na nossa história: sofremos ataques covardes e constantes aos direitos dos trabalhadores, tivemos o fechamento de fábricas, o aumento do desemprego e a queda na renda. A indústria nacional foi desvalorizada e as políticas construídas passaram por um desmonte sem precedentes.
Os ataques foram muito além. O Brasil sofreu com um governo que atuou pela destruição do meio ambiente, com o avanço do garimpo ilegal, o genocídio dos povos originários, as ofensas e o desrespeito às mulheres, aos negros, aos quilombolas, às comunidades LGBTQIA+, à democracia e suas instituições democráticas.
Em meio a tantas dificuldades, a esperança renasceu com a nossa luta e a de tantas pessoas em todo o país. Em outubro, finalmente voltamos a respirar e pudemos vivenciar um dos momentos mais importantes da história recente. Conquistamos a retomada, através do voto democrático, de um projeto que defende os interesses da classe trabalhadora. Porém, logo de início, já enfrentamos mais uma tentativa de golpe, orquestrada pela extrema direita, no dia 8 de janeiro. Mais uma vez a democracia resistiu e saiu fortalecida.
Agora, mais do que nunca, está na hora da RETOMADA da classe trabalhadora. A retomada dos empregos de qualidade, dos direitos, da reindustrialização e da distribuição de renda. A retomada pelo fortalecimento das instituições democráticas. A retomada contra o garimpo ilegal e da preservação do meio ambiente. A retomada por políticas públicas e por um projeto que priorize a infraestrutura, o desenvolvimento e o crescimento econômico com justiça social. A retomada por moradia digna, saúde e educação pública de qualidade. A retomada da democracia, da cidadania e da dignidade.
Por tudo isso, estamos em um momento tão importante para a nossa categoria. Chegamos também ao momento em que nós, Metalúrgicos e Metalúrgicas do ABC, realizaremos o nosso processo eleitoral, que teve início no último dia 26 de janeiro com a realização da Assembleia Geral Eleitoral, oportunidade na qual os companheiros e companheiras, sócios e sócias do Sindicato, lotaram o salão do terceiro andar da Sede.
Vamos novamente realizar um grande exercício democrático, em que os trabalhadores e trabalhadoras vão ter a oportunidade de ir às urnas para eleger os seus representantes no local de trabalho, o CSE (Comitê Sindical na Empresa). É desta forma que se dará o 1º turno das eleições dos Metalúrgicos do ABC, que vai eleger a Direção Plena, nos dias 14 e 15 de março.
E logo na sequência teremos o 2º turno, que será realizado nos dias 25 e 26 de abril, para eleger o Conselho da Executiva da Direção, formada por 27 membros, o Conselho Fiscal composto por três titulares e mais três suplentes, e o nosso presidente.
Acompanhe nas próximas edições da Tribuna Metalúrgica os próximos passos e os encaminhamentos para as eleições. Conheça também as chapas inscritas em cada empresa.
A participação de cada um e cada uma é fundamental. Chegou a hora da #ARetomada.
Direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.