VW Voyage deixa de ser fabricado no Brasil e dá lugar ao Virtus 2023

Sedã do Gol, Voyage sai oficialmente do configurador da Volkswagen e abre espaço para o novo Virtus 2023 com preços a partir de R$ 104 mil

A Volkswagen confirmou o fim da produção do Voyage, o sedã do Gol. Assim como o hatch, o três-volumes deixa de ser feito no País após uma história que começou em 1981. Mas, diferentemente do Gol, o Voyage teve um hiato de gerações. Ele saiu de linha em 1995 e retornou só em 2008. Assim, teve duas gerações, uma a partir do primeiro Gol (1980), outra com base na quinta geração (Gol G5), que estreou em 2007 sobre a plataforma (PQ24) de Polo e Fox.

Com a aposentadoria, o Voyage sai de vez do configurador do site brasileiro da VW e declara o fim do estoque. Um dos motivos para a sua saída do mercado foi a desatualização frente à concorrência. Há mais de 14 anos na mesma geração, o sedã tinha um projeto antigo e sofreu por não ter, por exemplo, itens como controle de estabilidade e tração, além de oferecer apenas os dois airbags frontais obrigatórios.

Seja como for, mesmo antigo e disponível em versão única com motor 1.0 flex de 84 cv, o Voyage emplacou números razoáveis em seus últimos meses. Em janeiro, por exemplo, foram cerca de 2 mil unidades, a maioria para vendas diretas. Dessa forma, o novo Virtus 2023 assume o posto de sedã de entrada da VW no País. São cinco opções com preços a partir de R$ 103.990 na inédita 170 TSI, que traz o motor 1.0 turbo de 116 cv que equipou o hatch Up! TSI.

Embora a VW tenha encerrado a produção do Gol em dezembro, o hatch ainda permanece no site da marca alemã. O que chama atenção é que, mesmo em seus últimos respiros, o modelo não deixou de marcar presença no ranking de vendas. Em janeiro, por exemplo, o Gol vendeu pouco mais de 3 mil unidades. E vale lembrar que a fabricante lançou a versão especial Last Edition por R$ 95.990, com somente 1.000 unidades.

Do Jornal do Carro