União Europeia proíbe venda de carros a combustão a partir de 2035
O Parlamento Europeu aprovou a lei que proíbe a venda de carros novos movidos a combustão nos 27 países membros da União Europeia a partir de 2035. A proposta, discutida no parlamento desde outubro de 2022, faz parte do esforço do bloco para combater as mudanças climáticas e acelerar a transição para veículos elétricos. A nova legislação foi aprovada com 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções.
Até 2035, as montadoras deverão eliminar 100% as emissões de carbono dos novos veículos comercializados. Carros e vans novos vendidos a partir de 2030 terão que cumprir. Respectivamente, um corte de 55% e 50% nas emissões de poluentes.
Várias montadoras já começaram a se preparar para a transição. As alemãs Audi e Volkswagen, por exemplo, anunciaram que vão produzir apenas veículos elétricos na Europa a partir de 2033.
Há também fabricantes que se opõem à nova lei, como a Renault. A montadora francesa disse, em 2021 que pretendia buscar apoio para adiar a proibição das vendas de carros com motor a combustão. A marca esperava adiar a transição para 2040 sob a justificativa de fornecer modelos “mais acessíveis” aos compradores de veículos elétricos.
Do Automotive Business