Colômbia pode ser primeiro país a fazer carro elétrico na América do Sul

General Motors estaria em negociações com governo do país para construção de fábrica

A Colômbia pode receber a primeira fábrica de carros elétricos da América do Sul. Segundo informações do site El Carro Colombiano, a General Motors estaria disposta a construir uma fábrica no país, e já em conversas com autoridades colombianas para viabilizar a ideia. A página cita um evento realizado recentemente em Bogotá, no qual especialistas e empresários estiveram na capital do país.

Entre eles, o presidente da General Motors International, Shilpan Amin, e Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul. Ambos participaram de uma visita à linha de montagem do Chevrolet Joy, que será inaugurada em breve. Em determinado momento, Amin questionou como os demais executivos enxergavam o governo colombiano, atualmente comandado por Gustavo Petro.

O site diz ainda que a própria GM Colômbia já teria tratado sobre o assunto carros elétricos com representantes do governo local. A ideia seria bastante atraente para a empresa, pois, além de atrair um investimento milionário, o país poderia se tornar um importante pólo de exportação de veículos elétricos para todo o continente – e até outras regiões.

Recentemente, Santiago Chamorro comentou sobre a situação do mercado brasileiro em relação aos carros elétricos. Chamorro afirmou que a GM pretende fabricar veículos zero combustão por aqui, mas admitiu que isso não deve acontecer em um futuro breve. O executivo ressaltou que a falta de um plano de transição energética, com incentivos e um cronograma de metas e prazos, é um dos pontos que dificultam possíveis investimentos da indústria.

Do Automotive Business