Carro elétrico por assinatura a R$ 550 chega ao mercado esse ano

Governo francês vai acelerar os investimentos em infraestrutura de carregamento para aumentar o número de pontos com acesso público

Buscando acelerar o processo de eletrificação da frota no país, o governo francês planeja lançar este ano um serviço de aluguel de carros elétricos por apenas 100 euros por mês, o equivalente a R$ 551,54. Esse serviço só vai contar com veículos elétricos fabricados em território europeu. O Parlamento Europeu aprovou por maioria a nova legislação que fixa um prazo de validade para o fim dos automóveis a gasolina e a gasóleo.  A proposta da Comissão Europeia é para o ano de 2035.

Uma decisão que significará também o desaparecimento de qualquer tipo de automóvel híbrido e/ou bicombustível. No futuro previsto pelos deputados europeus, haverá espaço apenas para carros elétricos a bateria e células a combustível de hidrogênio. Conscientes do roteiro estabelecido, os países que compõem a União Europeia devem enfrentar um desafio que é conseguir fazer os seus cidadãos realizarem o processo de mudança para o carro elétrico.

A França é um dos países europeus onde o veículo elétrico tem uma maior quota de mercado e essa medida de oferecer o aluguel por 100 euros por mês pretende tornar os carros elétricos acessíveis. Especialmente para famílias menos abastadas. Christophe Béchu, Ministro da Transição Ecológica da França, confirmou que o sistema de aluguel de carros elétricos por 100 euros mensais estará “pronto em 2023”. Também chamado de “aluguel social”, é uma das promessas de campanha de Emmanuel Macron, presidente da República Francesa.

O referido ministério da transição ecológica está trabalhando para ser possível fazer as primeiras reservas efetivas antes do final deste ano. Ainda não foi confirmado se vai existir algum critério de rendimento para poder receber esse benefício. Béchu indicou que o governo francês vai acelerar seus investimentos em infraestrutura de carregamento visando aumentar o número de pontos com acesso público em um curto espaço de tempo.

Do AutoPapo