Sindicato celebra volta do Conselho de Segurança Alimentar

Extinto em 2019, o Consea foi retomado no primeiro dia da gestão do presidente Lula

Foto: Divulgação

Para celebrar o retorno do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), os Metalúrgicos do ABC participaram no último dia 27, no Cursinho Popular Maio 68, em Mogi das Cruzes (SP), do Banquetaço, com debates e agendas que envolveram os diversos atores dessa ampla cadeia.

“Trabalhamos com o conjunto das cooperativas da agricultura familiar que fizeram a doação do que foi servido. Foram 400 refeições a quem passou pela atividade”, afirmou o representante da Unisol São Paulo, David Rodrigues. “A ação foi importante para chamar atenção ao Consea e a integração via Unisol, que traz relevância às políticas públicas da região que ainda tem essa disponibilidade de solo para produzir alimentos saudáveis no combate a fome”.

Para o vice-presidente do Sindicato, Carlos Caramelo, a retomada do Consea, que tinha sido extinto em 2019, já é uma marca do atual governo, que entende a segurança alimentar como fundamental para toda a população.

“Com a volta do Brasil ao mapa da fome, uma das mais drásticas consequências do desmonte de políticas públicas promovido nos últimos quatro anos, precisamos reagir rápido e apoiar ações do governo federal para garantir que milhões de pessoas tenham o que comer”, destacou.

O dirigente lembrou que, em 2022, 33,1 milhões de brasileiros passavam fome e seis em cada dez brasileiros (58,7% da população) conviviam com algum grau de insegurança alimentar.

“De todos os problemas, o que traz mais vergonha é a fome. Seguimos na luta com intervenções para sensibilizar e mobilizar a sociedade em prol da segurança alimentar do povo brasileiro”, afirmou.