Vem aí a eleição do Sindicato para a escolha dos CSEs nas fábricas. Participe!

Serão eleitos 162 representantes, com o CSA (Comitê Sindical dos Aposentados), em 46 empresas na base. A votação inicia amanhã e vai até quarta-feira, dia 15

Foto: Adonis Guerra

Começa amanhã na base o pleito para o primeiro turno dos Metalúrgicos do ABC ao triênio 2023-2026, que vai eleger a 23° diretoria da entidade desde 1959. Os trabalhadores poderão votar ainda na quarta-feira, dia 15, para fortalecer a sua respectiva chapa e avançar na organização do local de trabalho. As urnas estarão disponíveis das 9h às 18h nas fábricas, na Sede, em São Bernardo, e nas Regionais Diadema e Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Nesta etapa, serão eleitos os 160 representantes dos CSEs (Comitês Sindicais de Empresas) e do CSA (Comitê Sindical dos Aposentados), que compõem a Direção Plena. No total, 46 empresas terão representação sindical. Nos dias 25 e 26 de abril, é a vez de a categoria apontar, dentre os já eleitos, quem estará à frente do Conselho da Executiva da Direção e no Conselho Fiscal. 

“O modelo de organização com CSEs, vigente desde abril de 1999, fortalece a categoria e garante representatividade para o conjunto da classe trabalhadora no chão de fábrica. É hora de irmos às urnas, pois não existe democracia sem sindicatos fortes”, afirmou o secretário-geral do Sindicato, Claudionor Vieira.

“Quanto mais companheiros e companheiras na luta com a Direção, com mais força e resistência o Sindicato consegue negociar melhores condições de trabalho e salários. Participe”, chamou.

Como funciona a eleição dos Metalúrgicos do ABC

Dias 14 e 15 de março

É o primeiro turno para a escolha dos 162 representantes dos CSEs (Comitês Sindicais de Empresas) que compõem a Diretoria Plena, sendo 156 CSEs e 6 no CSA (Comitê Sindical de Aposentados).

Quem pode votar?

Todos os trabalhadores e trabalhadoras associados ao Sindicato.

Urnas

44 em Diadema

14 em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

40 em São Bernardo

58 em montadoras

Segundo turno

Acontece dias 25 e 26 de abril e definirá o Conselho da Executiva da Direção e o Conselho Fiscal.