Começa hoje 1° turno das eleições dos Metalúrgicos do ABC! Faça parte da #ARETOMADA!

Serão eleitos 162 representantes para compor a Direção Plena, sendo 156 CSEs e 6 membros ao CSA (Comitê Sindical de Aposentados)

O primeiro turno da 23° eleição dos Metalúrgicos do ABC acontece hoje e amanhã na base para a escolha dos representantes em 46 CSEs, os Comitês Sindicais de Empresas, ao triênio 2023-2026. Serão eleitos 162 representantes para compor a Direção Plena, sendo 156 CSEs e 6 membros ao CSA (Comitê Sindical de Aposentados).

“A maioria de vocês é jovem, mas os companheiros mais antigos vão lembrar que a organização no local de trabalho se consolidou como pauta obrigatória dos metalúrgicos do ABC em 1981, após mobilização dos trabalhadores na Ford que conquistou a primeira Comissão de Fábrica em uma montadora em julho daquele ano”, lembrou o presidente do Sindicato, Moisés Selerges.

O dirigente explicou que o modelo de organização com CSEs, vigente desde abril de 1999, é o avanço da Comissão de Fábrica na base. “Ampliamos a organização no local de trabalho para fortalecer e garantir maior representatividade aos trabalhadores”, disse.

“Imagine se não existisse hoje na base o CSE na fábrica? O nosso Sindicato é forte e conhecido no Brasil e no mundo, já gerou muitas políticas e direitos. A nossa base não foge à luta, consolidada desde a sua fundação em 1959 quando a ampliação do parque industrial na década de 1950 transformou o ABC”, contou o presidente.

História

São Bernardo passou a ter uma base metalúrgica maior do que a de Santo André após sua emancipação em 1957. Até então, somava forças com a então entidade desde 1933. No dia 12 de maio de 1959, 71 trabalhadores fundaram a Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de São Bernardo do Campo e Diadema.

A partir daí, a cada gestão a categoria enfrentou muitos desafios, seja durante a ditadura, com quatro intervenções impostas no período – 1964, 1979, 1980 e 1983 –; nas grandes greves em 1978 na Scania, 1979 e 1980 na base; na redemocratização do país; até o golpe em 2016 com o impeachment da ex-presidenta Dilma e o obscurantismo dos últimos quatro anos.

#ARetomada

Para o secretário-geral do Sindicato, Claudionor Vieira, depois de anos de retrocesso, lutas e perdas em todas as esferas, garantimos nas eleições em outubro passado à volta de um governo democrático e, somados a essa mudança, que os Metalúrgicos do ABC estão na campanha #ARetomada para garantir novamente os direitos ao conjunto da classe trabalhadora.

“Pedimos a todos os associados e associadas que votem e cobrem os membros da chapa durante o mandato, debatam as demandas do dia a dia na fábrica, do Sindicato e sobre o futuro dos empregos e da indústria de nosso país. Vamos juntos retomar nossos direitos, salários e empregos. Participe, garanta ampla representatividade para que o Sindicato siga forte e combativo”, disse Claudionor.

2؛ turno

Nos dias 25 e 26 de abril, é a vez da categoria escolher, dentre os já eleitos, a Presidência, o Conselho da Executiva da Direção e o Conselho Fiscal.