FEM-CUT realiza última plenária preparatória para o 9º congresso estadual

Foto: Divulgação

A FEM-CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT) realizou a terceira e última plenária preparatória ao 9º Congresso da categoria, que tem como tema “Metalúrgicas e Metalúrgicos na Luta Pela Reconstrução dos Direitos, da Democracia e da Soberania Nacional”. A atividade foi realizada em São Carlos no último sábado, dia 11, com o tema “Formação e princípios CUTistas”.

O presidente dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, participou da plenária e ressaltou que a formação é fundamental, assim como a atuação dentro e fora das fábricas. “Temos a obrigação de ir além dos muros das fábricas, temos que estar nas comunidades fazendo debates para construir o futuro que queremos”, afirmou.

A atividade contou com as participações do educador sindical da Rede Nacional de Formação da CUT, Pérsio Plensack, e do gestor da Rede TVT e da Unisol Brasil, Tarcísio Secoli, com longa trajetória no movimento sindical.

Tarcisio destacou que as palavras têm significado e que cada princípio da CUT tem uma razão de ser. Também reforçou que o movimento sindical precisa estar preparado para a adversidade. “Temos três pilares: trabalho de base, formação e a luta”.

Pérsio Plensack falou sobre os desafios de trazer jovens para os sindicatos e sobre o papel da formação. “Cabe a nós resgatar os nossos princípios todos os dias. A formação não se faz de uma vez só, é permanente”.

Com informações da FEM-CUT.