Metalúrgicos do ABC participam de encontro nacional sobre Economia Solidária

Atividade da Secretaria Nacional de Economia Solidária foi realizada em Brasília

Foto: Divulgação

O vice-presidente do Sindicato e diretor da Unisol-SP (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado de São Paulo), Carlos Caramelo, participou do encontro organizado pela Senaes (Secretaria Nacional de Economia Solidária) do Ministério do Trabalho nos últimos dias 22 e 23, em Brasília.

“O encontro tratou da importância da economia solidária para o Brasil e do fortalecimento da nova Secretaria Nacional de Economia Solidária para a geração de emprego e renda. Tratamos das preocupações com as mudanças no mundo do trabalho, os novos desafios e modelos de organização da classe trabalhadora”, explicou.

“A economia solidária é uma alternativa de trabalho e renda democrática criada e gerida pelos próprios trabalhadores, com solidariedade, participação social e organização em cooperativas e associações. Com a retomada da Secretaria por um governo que olha para a questão social, a expectativa é de fortalecimento dessas iniciativas de economia solidária”, afirmou. 

O encontro reuniu representantes de entidades que atuam com o tema e foi chamado pelo secretário nacional de Economia Solidária, Gilberto Carvalho, que foi chefe de gabinete de Lula nos dois primeiros mandatos na Presidência da República, e ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência no governo Dilma Rousseff.