Governo quer retirar carro abandonado da rua e indenizar
O governo federal está estudando a ideia de um programa para retirar das ruas, carros abandonados ou sem condições de trafegar, que muitas vezes ficam parados se desmanchando sob o clima. Segundo o Ministro da Fazendo Fernando Haddad, o governo federal quer renovar a frota de automóveis do Brasil com financiamento de um fundo das petrolíferas. A possibilidade de surgir esse novo programa apareceu após encontro de Haddad com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Haddad disse: “Vim tratar com o vice-presidente da possibilidade de estabelecer um programa que usa um fundo das petroleiras e dedicar esse fundo à transição ecológica por meio da renovação da frota de carros muitos velhos que precisam ser retirados de circulação mediante indenização para que a frota seja renovada em proveito do meio ambiente”.
Tendo solicitado ao Ministro da Fazenda um programa de renovação da frota, Geraldo Alckmin recebeu a informação de que não haveria uma fonte de recursos para tal, porém, o fundo das petrolíferas surge como uma alternativa para modernização da frota. Fernando Haddad explicou: “Vim pegar a encomenda, vou montar uma equipe para estudar e vamos dar uma devolutiva para o vice-presidente Alckmin. É rápido. É um recurso que já está segregado para isso. Recurso de um fundo que já existe, não é recurso novo”.
Já houveram propostas para renovação da frota, com uma MP do governo Bolsonaro, que virou lei e permite que as petrolíferas e petroquímicas possam retirar recursos de pesquisas e desenvolvimento para programas de renovação da frota de veículos. Também caminhões, ônibus e outros veículos comerciais foram contemplados parcialmente com programas semelhantes, mas o Brasil ainda não alcançou um modelo nacional eficiente de retirar das ruas, carros, caminhões e ônibus velhos em substituição por novos, como ocorre na Europa, por exemplo.