Brasil entra no mapa global de lítio para baterias de carros elétricos
Controlada por um fundo brasileiro, Sigma Lithium inicia extração de lítio verde em escala comercial em Minas Gerais
O Brasil deu mais passo para ampliar sua presença na cadeia global de produção de insumos para baterias de carros elétricos. Na segunda (17), a Sigma Lithium iniciou oficialmente a extração de lítio verde (Green Lithium) em escala comercial para atender aos mercados externos, concluindo a transição da fase de desenvolvimento para produção em escala.
Em comunicado oficial, a empresa canadense, que é controlada por um fundo brasileiro, informa que recebeu a licença ambiental e realizou a transição da fase de pesquisa e desenvolvimento para a produção dentro do cronograma no projeto intitulado Grota do Cirilo, que fica na região do Vale do Jequitinhonha, norte de Minas Gerais. Segundo relatado, a produção inicial atingiu 75% da capacidade instalada no local, com a previsão de que a unidade esteja a plena capacidade até julho deste ano.
A primeira remessa deve ser de aproximadamente 15.000 toneladas de lítio verde, com embarque em maio de 2023 – a capacidade inicial nesta fase é de 270.000 toneladas/ano. Além disso, a companhia informa também que irá comercializar 100% dos rejeitos ultrafinos, aproximadamente 300.000 toneladas que podem ser utilizados em baterias ‘menos nobres’ e outros tipos de aplicação.
Além deste projeto, o Brasil tem outras iniciativas para avançar no campo da eletrificação e mobilidade elétrica. No mesmo estado de Minas Gerais, existe o projeto Colossus Cluster, localizado em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que dará origem a uma gigafábrica para a produção de carros elétricos e baterias que tem previsão de iniciar as atividades em 2024.
Do InsideEVs