BMW inicia a produção do X1 e avalia novo investimento no Brasil

Fabricação de veículos elétricos no país ainda depende da estabilidade regional e infraestrutura

Como previsto, a BMW iniciou a produção regular do novo X1 no Brasil em março e os modelos nacionais chegarão às concessionárias dentro de duas semanas. O momento é de entusiasmo em torno das vendas do SUV, mas, quando se fala em produção local de modelos eletrificados, o sentimento segue sendo de incerteza.

A fabricação local do X1 consumiu parte importante do atual ciclo de investimento da montadora na região, que é de R$ 500 milhões. Para anunciar um novo aporte que envolva um modelo nacional, no entanto, a montadora analisa as possibilidades que o mercado brasileiro poderá oferecer em termos de vendas, sobretudo no segmento de veículos eletrificados.

Durante solenidade que marcou o início da produção regular do X1 na fábrica de Araquari (SC), a CEO Maru Escobedo deixou claro que o futuro da montadora no país, assim como acontece em mercados mais desenvolvidos onde a empresa mantém operação comercial, está focado em uma oferta eletrificada. Dessa forma, Escobedo afirmou que um novo aporte no Brasil passa pela chegada de um novo produto equipado com um powertrain eletrificado, um segmento que, aliás, já representa 20% das vendas totais da BMW no país.

A unidade de Araquari, onde são produzidos os modelos X1, X3, X4 e o sedã série 3, opera hoje em turno único, de segunda à sexta-feira, com um quadro formado por cerca de 600 funcionários diretos. O volume de produção atual é de 10 mil unidades/ano, mas tem capacidade para chegar a 35 mil/ano. Enquanto estuda a produção local de veículos eletrificados, a BMW venderá no mercado doméstico modelos importados, como ix1, i7, X7, cujos lançamentos são aguardados para ocorrer ainda em 2023.

Do Automotive Business