Aumento da frota de carros elétricos vai exigir mão de obra técnica
Os veículos eletrificados já fazem parte da nossa paisagem diária, seja no trânsito, nos pontos de recarga em shoppings e centros empresariais ou, simplesmente estacionados na garagem. No entanto, no Brasil os modelos eletrificados são ainda considerados um investimento alto. Em 2022 a comercialização desses automóveis apresentou aumento de 41% – segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).
Entre janeiro e dezembro do ano passado, mais de 49.245 mil unidades foram vendidas entre híbridos, plug-in e 100% elétricos. Em 2021, foram cerca de 34.990 unidades. Para esse ano, a expectativa é um crescimento de 40% nas vendas, em relação a 2022, segundo projeções da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Entretanto, existe um setor que ainda vai precisar evoluir bastante para acompanhar o aumento da frota.
Trata-se dos profissionais qualificados para manutenção de carros elétricos. Ocupações como eletricistas e eletrotécnicos e técnico em conectividade veicular serão cada vez mais demandados pela indústria e pelas empresas especializadas no segmento. Ao invés de conhecer os lubrificantes e aditivos ideais para um determinado modelo, agora esse profissional do futuro precisará ter noções de física, química, eletrônica e elétrica, para manutenção dos modelos elétricos, que possuem muita tecnologia embarcada e peculiaridades que só aqueles que se especializarem compreenderão o sistema como um todo.
O novo consultor técnico para o setor automotivo, por exemplo, terá como responsabilidades instalar sistemas de geração de energia; interpretar e executar projetos elétricos; configurar sistemas smart grids; instalar sistemas de recargas de veículos elétricos e diagnosticar falhas em sistemas de geração de energia. No entanto, nenhuma dessas habilidades serão bem aproveitadas se os novos profissionais não estiverem preparados. Para auxiliar nessa trilha de conhecimento, começam a surgir cursos voltados para a eletromobilidade.
Do Tecmundo