58% das marcas de automóveis chinesas têm menos de 10 anos de idade
Mercado chinês ganhou nada menos do que 62 novas marcas desde 2011
Logo após a crise financeira entre 2008 e 2011, e a recessão econômica europeia entre 2010-2013, a indústria automotiva viu um número nada pequeno de marcas que simplesmente sumiram. A crise teve um impacto direto nas vendas e reduziu os mercados em termos de volume. Como o forte crescimento do final dos anos 90, o início dos anos 2000 foi bem diferente e obrigou muitas montadoras fossem forçadas a se livrarem das marcas automotivas mais fracas.
A General Motors foi provavelmente a que mais sofreu. No final da década de 90, o seu portfólio incluía 9 marcas diferentes. Hoje em dia, quatro delas permanecem. O Grupo Chrysler e a Ford também abandonaram algumas das suas marcas ao longo dos últimos 20 anos. Entretanto, na China, a situação era praticamente oposta. Nos primeiros anos deste século, a nação asiática contava com cerca de 25 marcas. Era aquela época que produziam principalmente cópias de automóveis antigos europeus e japoneses que eram vendidos localmente num mercado que ainda era pequeno. Entre os anos de 2001 e 2010, chegaram mais 14 marcas de automóveis.
Entre 2016 e hoje, a oferta aumentou com mais 50 novas marcas, permitindo aos consumidores na China escolher entre um total de 99 marcas diferentes. Em resumo, no balanço, a Great Wall Motors não é apenas grupo com muitas marcas, mas também é muito jovem: 58% delas têm menos de 10 anos. Uma grande parte deste crescimento exponencial da oferta é explicada pelo interesse dos grupos automotivos locais em serem reconhecidos como inovadores e em linha com o boom do carro elétrico.
A China é o maior mercado mundial de veículos leves com cerca de 25 milhões de unidades por ano. No ano passado, contou com quase 32% das vendas globais de veículos leves, ou seja, o equivalente às vendas combinadas dos Estados Unidos, Índia, Japão e Alemanha. Consequentemente, há muitas oportunidades para todos. É por isso que a estratégia, como aconteceu com o mercado americano nos anos 70 e 80, é ampliar a oferta, lançando mais modelos compartilhados sob diferentes marcas e posicionamentos. As 99 marcas disponíveis hoje em dia estão agrupadas em cerca de 40 grupos automotivos.
Do Motor1