Dois anos antes do esperado, Califórnia chega a 1,5 milhão de EVs
Estimativa foi feita pelo ex-governador, Jerry Brown, em 2012
A Comissão de Energia da Califórnia diz que o Estado atingiu sua meta de vendas de EVs anteriormente designada de 1,5 milhão de veículos elétricos dois anos antes de sua meta (2025). Essa conquista pode não ser surpresa para as pessoas que seguem o setor graças à enorme popularidade dos EVs na Califórnia, embora não seja o único estado dos EUA com vendas de EV em alta.
De acordo com a Electrek, o ex-governador da Califórnia, Jerry Brown, estabeleceu a meta de vendas de EV para 2025 em 2012. Curiosamente, o único carro totalmente elétrico à venda no estado quando a meta foi definida era o Nissan Leaf. O Tesla Model S foi lançado no final daquele ano. A Tesla vendeu o Roadster original anos antes. Havia apenas milhares de EVs vendidos na Califórnia em 2012, mas o progresso desde então foi exponencial.
A Califórnia teve mais de 1,5 milhão de vendas de veículos elétricos no final do terceiro trimestre de 2023, embora o número de modelos totalmente elétricos estivesse em pouco mais de 1 milhão. O restante eram veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs), que, apesar de serem EVs, muitas pessoas não veem como carros elétricos, pois ainda possuem motores a gasolina. Em 2023, 21% dos carros vendidos até agora na Califórnia foram EVs. Nenhum outro estado pode reivindicar números tão altos.
Na verdade, 40% de todos os carros com emissão zero vendidos até agora nos EUA em 2023 foram vendidos na Califórnia. Os EUA, como um todo, viram 5,6% das vendas de veículos elétricos em 2022, o que ainda é grande salto em relação aos 1%-2% dos últimos anos. Os incentivos ajudaram a Califórnia a atingir o marco de vendas de EV mais rapidamente do que sem eles. A Electrek diz que US$ 2 bilhões em incentivos ajudaram o estado ao longo dos anos. No entanto, poucas pessoas podem perceber que os EUA subsidiam os combustíveis fósseis na ordem de US$ 650 bilhões anualmente.
Do Olhar Digital