GWM começará a produzir picape e SUV híbridos flex no Brasil em maio de 2024
Poer e jipão da família Tank serão os primeiros veículos eletrificados da fábrica de Iracemápolis, que começa a operar daqui a um ano
A GWM (Great Wall Motors) vai dar início à sua produção brasileira já com o combo da propulsão eletrificada combinada ao etanol. No dia 1º de maio de 2024, a companhia vai ligar a linha de montagem nacional em Iracemápolis, no interior paulista. Ali serão produzidos um utilitário esportivo – é cotado o jipão 300, da divisão Tank – e uma picape da linha de produtos Poer, apresentada pela primeira vez na quinta-feira, 27, em evento na fábrica brasileira da companhia.
Ambos os modelos contarão com propulsão híbrida flex, que combina um motor elétrico e um a combustão bicombustível. A picape brigará no segmento de médias, terá porte semelhante ao da Toyota Hilux, mas com promessa de ser mais alta e mais larga. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o modelo sofrerá adaptações para o mercado brasileiro, com reestilização e pacote de itens tecnológicos.
Quem anunciou o começo da produção da GWM foi o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. Além de atender ao mercado brasileiro, a produção feita em Iracemápolis também será destinada a exportações. Antes de pertencer à GWM, a unidade fabril do interior paulista era controlada pela Mercedes-Benz, que fabricava carros ali e encerrou a operação no fim de 2020.
Ainda no primeiro semestre de 2023, a GWM começa as obras para ampliar a capacidade produtiva da unidade dos atuais 40 mil veículos por ano para 100 mil unidades anuais. Quando estiver em operação, a fábrica terá 2 mil colaboradores. A empreitada da montadora no Brasil recebe investimento de R$ 10 bilhões da GWM, sendo os primeiros R$ 4 bilhões até 2025 e o restante até 2031.
Do Automotive Business