Índia quer fim de carros a diesel e tuk tuks nas grandes cidades
A Índia tem uma grande frota de veículos e boa parte dela é movida por óleo diesel, mesmo carros subcompactos e outras coisas que aqui seriam consideradas um sacrilégio perante a política vigente. Com a alta concentração de poluição urbana, ainda mais com muitos carros antigos em circulação com níveis de emissão altíssimos, a Índia tomou uma atitude para mudar as coisas.
Até 2027, todas as cidades com mais de 1 milhão de habitantes, ou aquelas consideradas muito poluídas, não poderão mais dispor de carros a diesel em circulação, segundo a proposta. Além disso, o governo de Nova Déli quer que até 2035, estas cidades não terão mais veículos de três rodas, os chamados tuk tuks ou riquixás, no entanto, foram incluídos veículos de duas rodas.
Isso significa que os grandes centros indianos não terão a presença de motocicletas que, como já se sabe, poluem mais que os automóveis comparativamente. A nova determinação do governo da Índia deve acelerar duas coisas por lá, sendo uma a presença de carros flex e a segunda a eletrificação plena.
A Índia inicialmente queria eletrificar a frota à força, estipulando 2030 como data limite para vendas de carros a combustão, mas a ideia deu errado e o país se aproximou do Brasil. O objetivo é ter carros flex ou que suportem determinada mistura de gasolina com etanol, como lançamentos recentes, que aceitam até gasolina E20. Em contrapartida, veículos elétricos de qualquer tipo serão bem aceitos nas cidades mais populosas da Índia, onde o governo quer reduzir a dependência de gasolina e diesel no transporte.
Do Notícias Automotivas