Idade da frota circulante nos EUA bate recorde e chega a 12,5 anos
Inflação e crise dos semicondutores são motivos que desencorajam motorista a trocar de carro
A idade média da frota de veículos em circulação nos Estados Unidos atingiu um patamar inédito e chegou a uma média 12,5 anos. É o que aponta um estudo realizado pela S&P Global Mobility, que indica os impactos da crise dos semicondutores, a alta da inflação e os juros elevados como principais fatores para o fenômeno.
Já a frota de veículos elétricos está mantendo a tendência apresentada nos anos anteriores. O levantamento apurou uma idade média de 3,6 anos, pouco menos do que os 3,7 anos registrados em 2022. De toda maneira, desde 2017 a média se mantém entre três e quatro anos.
De acordo com a S&P, o rápido crescimento nas vendas de carros elétricos nos Estados Unidos (a alta foi de 58% em 2022) ajuda a manter a baixa idade média da frota. Isso acontece apesar de um porcentual mais alto de veículos movidos a eletricidade sair de circulação do que modelos a combustão.
No período de 2013 a 2022, 6,6% dos carros elétricos licenciados saíram de circulação, enquanto apenas 5,2% dos veículos a combustão passaram pelo mesmo processo.
Do Automotive Business