Uber firma parceria com Waymo para oferecer corridas em carros autônomos

Usuários do estado do Arizona, nos EUA, poderão utilizar o serviço de veículos com a tecnologia tanto para caronas quanto para entregas

Em parceria com a Waymo, subsidiária da Alphabet, a Uber oferecerá aos seus usuários serviços de transporte e entrega por meio de carros autônomos. Segundo comunicado divulgado pela companhia, o serviço estará disponível ao fim do ano. Os usuários da Uber poderão solicitar os carros autônomos da Waymo dentro de um raio de 466 quilômetros da região metropolitana de Phoenix, capital do estado do Arizona. Dessa forma, a tecnologia chegará a um número muito maior de pessoas.

“A direção autônoma está rapidamente se tornando parte do dia a dia de todos. Por isso, estamos entusiasmados em poder trazer a tecnologia da Waymo para a nossa plataforma”, afirmou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber. Já para a Waymo, a oportunidade de ter mais usuários utilizando seus veículos é, além de uma oportunidade de alcançar novas pessoas, estratégica sob o ponto de vista de tornar o serviço viável e melhorar a tecnologia. Vale destacar que a subsidiária da Alphabet, que também tem sob seu guarda-chuva a Google, já opera com seus robotáxis em São Francisco e pretende expandir para Los Angeles e Austin no futuro.

A parceria entre Uber e Waymo para oferecer serviços de transporte de passageiros e de entregas por meio de carros autônomos sela o fim de uma relação turbulenta entre as companhias. Em 2017, as empresas estiveram no centro de um escândalo de espionagem industrial. À época, um ex-engenheiro da Waymo foi contratado para chefiar o projeto de carro autônomo da Uber.

Ele foi acusado de ter compartilhado com a nova empregadora milhares de documentos contendo informações confidenciais acerca da tecnologia da subsidiária da Alphabet. Por conta disso, a Uber entrou em acordo com a Waymo e teve de lhe pagar US$ 245 milhões em ações em 2018, com o litígio enfim resolvido no início do ano passado. Depois disso, as empresas se reaproximaram, fechando parceria focada em caminhões autônomos.

Do Automotive Business