Scania simplifica caminhões para enfrentar mercado em queda
Montadora lança no país a linha Plus, com modelos mais baratos e equipados com motor que atende regulamentação Euro 6
Se a situação não está fácil no segmento de veículos leves em termos de vendas, as coisas também não vão bem no mercado de veículos pesados. Crédito e o preço são fatores comuns aos dois que afastam os clientes das concessionárias. As semelhanças seguem nas soluções buscadas pelas montadoras dos dois lados: a oferta de modelos mais simples e mais baratos.
Na sexta-feira, 26, a Scania apresentou ao mercado uma linha de caminhões que tem como principal apelo um preço final que possa ser atrativo ao frotista que está enfrentando algum tipo de limitação no campo financeiro. A versão Plus, equipada com motor que atende às normas do Euro 6/Proconve P8, chegará à rede de distribuição na segunda metade de junho.
Ainda de acordo com o executivo da Scania, a linha Plus chega para atender a um segmento específico do mercado. O público-alvo dessas versões mais baratas são transportadores ligados ao varejo e à indústria, setores que, na comparação com o agronegócio, sofrem mais em termos de crédito.
A Scania não foi a primeira a simplificar um modelo da oferta para atender às demandas do mercado. No ano passado, a Mercedes-Benz criou uma versão mais econômica do modelo pesado Actros. Neste caso, a companhia desenvolveu uma cabine que, apesar de se chamar Space, é menor em altura na comparação com versão atual do modelo. A sua concepção foi baseada em exigências do mercado, a principal delas, o preço.
Do Automotive Business