Metalúrgicos do ABC acompanham agenda de Lula pela retomada do crescimento do país
Em São Bernardo, presidente e equipe de ministros inauguraram bloco Zeta na UFABC e fábrica de ônibus elétricos
O Sindicato acompanhou na última sexta-feira, dia 2, duas agendas do presidente Lula em São Bernardo: o lançamento do novo prédio da UFABC (Universidade Federal do ABC) e a inauguração da fábrica de ônibus elétricos da Eletra. Os Metalúrgicos do ABC têm pautado e cobrado o governo federal por ações em defesa da geração de empregos, da transição justa, da capacitação profissional e da reindustrialização.
“Para a elite dominante deste país, tudo que é benefício é gasto”, afirmou Lula na primeira atividade do dia, citando áreas como saúde e educação. “Gasto é a gente pagar 13,75% nos juros para o sistema financeiro deste país. Isso é gasto. O restante é investimento”, acrescentou o presidente no campus da universidade criada em seu primeiro mandato.
A agenda marca a retomada dos investimentos do governo federal no ensino superior. O bloco Zeta é um prédio construído para abrigar 22 laboratórios de pesquisa científica e inovação tecnológica. Em abril, o governo anunciou uma recomposição do orçamento de universidades e institutos federais, destinando R$ 2,4 bilhões.
Para o presidente do Sindicato, Moisés Selerges, é sempre muito bom receber o presidente Lula aqui no ABC pela oportunidade de discutir vários temas de interesse da classe trabalhadora e da sociedade como um todo.
“Nosso projeto de sociedade mais justa passa pela educação, pela formação universitária e, ampliando a UFABC, mostra que Lula tem caminhado na defesa desse projeto que nós, trabalhadores, defendemos”.
Industrialização
O setor produtivo foi a segunda pauta de Lula no ABC com a inauguração da fábrica de ônibus Eletra. A unidade de veículos limpos, que saiu do bairro Ferrazópolis para a Pauliceia, tem plano de investimento que chega a R$ 150 milhões, com a produção de 1.800 ônibus elétricos ao ano e a estimativa de 500 empregos diretos até 2025, além de parceiros e fornecedores da região.
O diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, contou que Diretoria dos Metalúrgicos do ABC visitou recentemente a Eletra e que, agora, tem a possibilidade de aumentar o seu tamanho e gerar a contratação de novos trabalhadores. “E o mais importante: é uma empresa que trabalha com tecnologia brasileira, com parceiros brasileiros. É uma oportunidade para o Brasil desenvolver novas tecnologia e poder disputar mercados de exportação dessa mesma tecnologia”.
“É o ABC retomando o protagonismo na industrialização, no desenvolvimento e na possibilidade de levar um transporte limpo, de qualidade para a população se beneficiar”, afirmou.
O presidente do Sindicato reforçou que a visita na Eletra também é importante porque dialoga com a questão do meio ambiente, com a eletrificação dos veículos. “Este é um debate que o Sindicato vem pautando constantemente também pensando na questão do futuro”.
Lula estava acompanhado dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad; da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Educação, Camilo Santana; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; das Mulheres, Cida Gonçalves; dos Portos e Aeroportos, Márcio França; dos Transportes, Renan Filho; Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; do Trabalho, Luiz Marinho, além do vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin.
Vila Euclides
Moisés ressaltou a grande simbologia da chegada de Lula de helicóptero no estádio Vila Euclides. “Ali foi o grande palco de luta dos trabalhadores no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, quando diversos helicópteros também sobrevoavam o estádio, mas com armas apontadas aos trabalhadores. Agora trouxe um trabalhador metalúrgico como presidente da República”.
“Cada vez que eu piso aqui vem a recordação de como era bonito ver esse estádio cheio de gente, cheio de trabalhadores, mulheres, crianças, reivindicando liberdade, reivindicando aumento de salário até que chegamos aonde estamos hoje”, declarou Lula.