Volvo terá linha 100% de carros elétricos até 2030, “sem choro, nem vela”
Montadora sueca dá uma alfinetada em marcas rivais que continuarão a vender veículos movidos a combustão no futuro
A Volvo, fabricante do EX90 e do XC40 Recharge, terá uma linha totalmente elétrica globalmente até 2030, “sem choro, nem vela”, de acordo com o diretor comercial da marca, Bjorn Annwall, que falou com o Automotive News durante o evento de lançamento do seu novo modelo, O SUV elétrico compacto EX30.
“A Volvo não venderá um único carro que não seja totalmente elétrico depois de 2030, independentemente do mercado”, disse Annwall, o que contrasta fortemente com marcas rivais como a Mercedes-Benz, que prometeu se tornar totalmente elétrico até 2030 “onde as condições de mercado permitirem”. Ao mesmo tempo, nomes como BMW e Toyota estão jogando pesado e caminhando para uma oferta diversificada de trem de força que vai desde plataformas movidas a gasolina, bateria e hidrogênio para o futuro próximo.
A Volvo está ciente dos riscos associados a esta decisão otimista, sendo o maior deles uma potencial perda de vendas, mas, como diz Bjorn Annwall, concentrar os recursos financeiros e humanos numa única tecnologia de propulsão dá à empresa a melhor oportunidade de produzir os veículos elétricos mais atraentes. Além disso, o CEO da Volvo, Jim Rowan, acredita que o melhor caminho para o fabricante de automóveis sediado na Suécia é apostar tudo no futuro, em vez de gastar dinheiro em “tecnologia antiga”, ou seja, motores de combustão.
O fabricante de automóveis de propriedade da Geely lançará pelo menos cinco novos veículos elétricos até 2026, de acordo com um relatório da Reuters de fevereiro. No Brasil, a Volvo tem uma linha totalmente eletrificada e já confirmou o lançamento dos modelos EX90 e EX30, que chegarão ao mercado entre o final deste ano e o começo de 2024.
Do InsideEVs