Toyota aplicará US$ 50 milhões para fazer van HiAce na Argentina

A Toyota acrescentará um terceiro modelo em sua fábrica de Zárate, na província de Buenos Aires, onde são feitas a picape Hilux e o SUV SW4, sendo este a van HiAce, um modelo já cogitado há algum tempo no país vizinho.

Com investimento de US$ 50 milhões, a Toyota só fará essa aplicação para trazer o HiAce à região devido a um novo regime tributário para veículos e indústria na Argentina, anunciado na segunda-feira (12). Pelas novas regras, as montadoras locais poderão importar carros em processos de SKD, ou seja, semi-montado, com partes localizadas sendo integrados ao veículo.

O HiAce não terá uma linha de montagem tradicional e sim um processo de unidades estáticas que serão completadas em uma área específica da planta da Toyota em Zárate. Esse plano não é novo, já estabelecido como projeto muito antes, porém, a Toyota esperava que o governo argentino mudasse as regras para importação de SKD para assim poder localizar esses veículos e até exportá-los.

É exatamente isso o que propõe a nova regra, que permitirá que as montadoras instaladas na Argentina, possam completar esses carros e enviar ao mercado exterior, cujo maior destino é o Brasil. A van HiAce será o primeiro de alguns produtos nesse novo regime que chegarão ao Brasil e espera-se, por exemplo, que a picape Fiat Titano seja montada no país vizinho, já que Montevidéu, no Uruguai, não tem condições de atender a demanda esperada.

Do Notícias Automotivas