Trabalhadores na Unitec recebem Tribuna na mão, aprovam PLR e disposição de luta para ato contra taxa de juros

Diretoria Executiva convoca trabalhadores para passeata amanhã, com concentração na Sede a partir das 8h

Foto: Adonis Guerra

Na manhã de ontem, os trabalhadores na Unitec, em Ribeirão Pires, receberam a #Tribunanamão e aprovaram acordo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), negociado entre o Sindicato e a empresa. Todas as quartas-feiras, a Diretoria Executiva garante presença na porta de autopeças ou montadoras para conversar com a companheirada e levar adiante suas reivindicações.

Foto: Adonis Guerra

O presidente da entidade, Moisés Selerges, reafirmou o protagonismo do Sindicato graças a organização no local de trabalho. “Temos um Sindicato dentro da fábrica e, se não for assim, o patrão faz as coisas de qualquer jeito. Tem que existir o contraponto. Tem que ter alguém ali para dizer ao patrão: ‘olha, não é bem assim’. É a nossa presença no dia a dia que faz a diferença e fortalece a luta pelo direito de cada um”.

Foto: Adonis Guerra

Ao recepcionar os trabalhadores, Moisés foi surpreendido pelo companheiro Davi Holanda, que trouxe a edição da Tribuna da última participação do Sindicato na porta da Unitec, em 2022, plastificada.

O momento foi de descontração, mas também de reconhecimento e parceria com a classe trabalhadora. “Essa diretoria tem compromisso, empenho, dedicação, não tem tempo ruim nem descanso. Este Sindicato vai lutar todos os dias para que nós trabalhadores possamos ter uma vida melhor”, disse Moisés.

Foto: Adonis Guerra

PLR

Durante a atividade, os trabalhadores ainda aprovaram a PLR na fábrica. O CSE na Unitec, Valdir Gomes da Silva, contou que o valor será pago em duas parcelas: a primeira no próximo mês de julho e a segunda em março de 2024. Quem ficar sócio até o final do mês de junho estará isento da contribuição negocial.

“A nossa força vem dos trabalhadores associados, que nos respaldam para negociar com a empresa temas como sábados alternados, dias-pontes, PLR. Uma empresa com representação forte consegue fazer todas essas negociações e deixam os trabalhadores mais seguros, pois sabem que seus direitos estão sendo reivindicados e sua luta vai valer a pena”.

Foto: Adonis Guerra

Ato

O coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, lembrou a todos e todas que amanhã a categoria tem um compromisso pela redução da taxa básica de juros, a Selic, que penaliza a sociedade e bloqueia o ciclo de crescimento e industrialização no país.

“Convocamos não só os companheiros na Unitec, mas em toda a categoria para marcarem presença nesta sexta, a partir das 8h, para uma caminhada de mobilização e protesto da Sede do Sindicato à Praça Matriz, em São Bernardo, pela redução dos juros no Brasil”. A data marca o Dia Nacional de Lutas, com atos dos sindicatos e movimentos sociais por todo o país.

Segundo Marquinhos, o trabalhador que acompanha a Tribuna sabe que a Direção do Sindicato está sempre em Brasília levando propostas e, simultaneamente, na base ouvindo a todos e discutindo as pautas de cada fábrica.

“As propostas que os Metalúrgicos do ABC levam para frente são reivindicações que o presidente e membros da Diretoria Executiva ouviram do chão de fábrica. E amanhã é um dia de garantir que nossas reivindicações sejam atendidas, mostrar a força e coragem que a categoria tem para enfrentar desafios e seguir rumo à vitória”.