Sindicato assina memorando para investimentos estratégicos na região com a empresa chinesa Sinomach
Também participou da assinatura o presidente da Frente Parlamentar Brasil/China do Congresso Nacional, deputado federal Fausto Pinato
Na defesa de investimentos para a região, o presidente dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, e os diretores Wellington Messias Damasceno e Aroaldo Oliveira da Silva, receberam no Sindicato uma delegação da empresa chinesa Sinomach (China National Machinery Industry Corporation).
No encontro, realizado no último sábado, dia 1º, o presidente do Sindicato, o presidente da Sinomach, Cai Jibo, e o presidente da Frente Parlamentar Brasil/China do Congresso Nacional, deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), assinaram um memorando de entendimentos. No documento, a promoção de investimentos estratégicos na região, cooperação para aprimoramento do setor produtivo e valorização do capital humano, com a previsão de uma série de benefícios para os trabalhadores e para a região.
De acordo com os representantes da Sinomach, o objetivo da empresa é montar ônibus elétricos no Brasil. “Discutimos a possibilidade da instalação de uma unidade aqui no ABC. É importante esse entendimento para que se instalem na região, transferindo tecnologia, gerando empregos e trazendo investimentos para o país”, contou Moisés.
“Para isso, deixamos claro que precisam respeitar a organização sindical, utilizar os fornecedores locais e, acima de tudo, a geração de empregos. Com a assinatura da carta de intenções, temos que continuar o diálogo, precisamos falar com o poder público e buscar parcerias”, explicou.
Política industrial
O diretor executivo do Sindicato, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e da IndustriALL Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, destacou o papel da retomada das discussões sobre política industrial por parte do governo federal para atração de investimentos.
“Foi uma conversa muito importante porque mostra que a nossa região é muito atrativa para investimentos, tem mão de obra qualificada e infraestrutura já adequada para investimentos de forma geral, principalmente no setor automotivo”, explicou.
“A retomada das discussões do governo federal sobre políticas industriais é fundamental para o Brasil ser um território atrativo para investimentos externos e o ABC é um lugar propício para receber esses investimentos”, defendeu.
A Sinomach possui negócios na fabricação de máquinas de construção, ferramentas, equipamentos agrícolas e construção de infraestrutura em todo o mundo. Entre os produtos estão escavadeira, tratores de esteiras, empilhadeira, caminhão Munck, rolo compactador e motoniveladora.
Busca de investimentos
O presidente do Sindicato destacou que o primeiro contato com representantes da empresa foi feito na China, durante viagem junto com a comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em abril deste ano. Em Pequim, foram diversas agendas com empresários, com empresas querendo investir no país.
“Já aqui no Brasil, o contato foi feito via Frente Parlamentar Brasil/China do Congresso, que ajudou a viabilizar a assinatura desse entendimento”, contou Moisés.
Frente Parlamentar
Em março deste ano, o presidente dos Metalúrgicos do ABC participou do lançamento da Frente Parlamentar Brasil-China do Congresso Nacional, em Brasília. Entre os objetivos da Frente, está o aperfeiçoamento das relações nas mais diversas áreas entre os países.
Segundo o governo federal, a China é o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos no país. Em 2022, o volume total exportado e importado entre o Brasil e a China atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões (quase R$ 800 bilhões).