Trabalhadores na Fiamm e na Otis aprovam PLRs
PLR será paga em duas parcelas, agora em julho e janeiro de 2024.

Em assembleias, os trabalhadores na Fiamm e na Otis, em São Bernardo, aprovaram as propostas de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) negociadas pelo Sindicato com as empresas.
Na Fiamm, a assembleia foi na quinta-feira, dia 29. A PLR será paga em duas parcelas, agora em julho e janeiro de 2024. A contribuição negocial foi aprovada pelos trabalhadores.
O CSE Josenildo de Lira Aristeu, o Nildo, contou que a negociação foi muito complicada. “Tivemos várias reuniões, insistimos e, com o respaldo e demonstração de força dos trabalhadores, tivemos condições de construir a proposta que levamos para a assembleia”, afirmou.
O coordenador de área, Jonas Brito, reforçou a importância de acordos serem negociados junto ao Sindicato. “A participação nas discussões de acordo coletivo dá legitimidade e mais tranquilidade para a empresa e, principalmente, aos trabalhadores”, defendeu.
Outro tema foi a urgência da luta pela redução da taxa básica de juros, a Selic, do Banco Central. “Essa taxa abusiva traz consequências graves ao país, com perda do poder de compra dos trabalhadores e dificuldades para as empresas, criando um cenário incerto no Brasil. Também reforçamos a mobilização de todos e todas para a Campanha Salarial deste ano”.
Otis
Na Otis, a assembleia foi online no dia 30 de maio. O coordenador do CSE, Marcelo Paschoalon, o Pascoal, disse que foi uma negociação difícil, já que a empresa não queria dar aumento. “Conquistamos um avanço na PLR, uma grande vitória dos trabalhadores na Otis, com uma boa porcentagem e melhorias nas métricas”.
O pagamento foi feito em junho e os trabalhadores também aprovaram a contribuição negocial. Sócios do Sindicato são isentos da taxa.