Montadoras chinesas estão otimistas em relação ao mercado de veículos elétricos na América Latina
No Brasil, México e Chile, os veículos de nova energia representaram apenas 2,5% das vendas totais de carros no ano passado. A média global é de 14%
A América Latina tem sido há muito tempo um importante mercado de exportação para os veículos movidos a combustível da China, mas novas oportunidades estão surgindo à medida que o continente faz uma transição tardia para os veículos elétricos de nova energia. Apesar de ser o quinto maior mercado automotivo do mundo, a América Latina está consideravelmente atrás nas vendas globais de veículos elétricos.
No Brasil, México e Chile, os veículos de nova energia representaram apenas 2,5% das vendas totais de carros no ano passado. A média global é de 14%, enquanto na China chega a 25%. No entanto, governos de países como Brasil e Argentina estão oferecendo estímulos para os veículos elétricos de nova energia, incluindo isenções fiscais na compra, impostos de propriedade e pedágios, além de fornecer créditos de eficiência energética para as montadoras de veículos. No México, os veículos elétricos são totalmente isentos de tarifas.
O governo do Chile anunciou que a venda de carros movidos a combustíveis será proibida até 2035. Colômbia, Porto Rico e Panamá também estabeleceram metas para produtos de energia nova, afirmou Dai Qiang, diretor do departamento de estratégia brasileira da Great Wall Motor. Como resultado, os mercados locais de veículos elétricos de nova energia estão começando a ver um crescimento rápido. No Brasil, as vendas de veículos elétricos de nova energia alcançaram 49.245 unidades no ano passado, um aumento de 41% em relação a 2021, e espera-se um crescimento de 75% neste ano.
As exportações de veículos elétricos de nova energia por montadoras chinesas para a América Latina ainda estão em estágios iniciais, de acordo com Sun Xiaohong, secretário-geral da unidade automotiva da Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Máquinas e Produtos Eletrônicos. No entanto, as montadoras chinesas estão intensificando seus esforços nos mercados locais de veículos elétricos de nova energia. GWM, Chery Automobile, JAC Motors e SAIC Motor são marcas presentes na região, e a China exportou 772,7 mil carros para a região no ano passado, representando aproximadamente um quarto do total exportado.
Da Exame