Índia pode se tornar um centro global para exportação de automóveis

País ultrapassou o Japão, ano passado, como o terceiro maior mercado automotivo do mundo, depois dos EUA e da China

Fabricantes de todo o mundo pretendem transformar a Índia em um centro global de exportação de veículos, à medida que a produção local de carros luxuosos se torna mais competitiva. O país – que ultrapassou o Japão, ano passado, como o terceiro maior mercado automotivo do mundo, depois dos EUA e da China – teve um aumento de 14% nessas exportações no 1º trimestre deste ano, com 662.891 unidades vendidas. O total continua bem atrás do número de carros exportados pelo Japão no mesmo período, que foi de 3,37 milhões.

Mas as montadoras da Índia veem espaço para mais crescimento. À medida que a renda média do país aumenta, os motoristas indianos estão optando por utilitários esportivos e sedãs mais caros em vez de hatchbacks. As marcas globais atenderam à demanda ao lançar carros projetados especificamente para a Índia, que agora desejam introduzir em outros mercados. Frank Torres, presidente da Nissan Índia, disse que a montadora japonesa “quer usar a Índia como um grande centro de exportação”.

A Nissan e sua parceira Renault vão investir US$ 600 milhões neste ano para lançar seis novos carros na Índia, incluindo veículos elétricos, que estarão à venda em 2025. Todos esses modelos serão exportados. Analistas dizem que a mudança na demanda local de carros pequenos e baratos para veículos de maior qualidade pode encorajar outras montadoras mundiais a planejar mais modelos “India-first”, que eventualmente serão exportados.

As exportações da Índia já estão em pé de igualdade com os principais rivais do Sudeste Asiático. A Indonésia exportou 512.448 carros no 1º tri deste ano, um aumento anual de 70%, enquanto a Tailândia exportou 300 mil unidades entre janeiro e junho, segundo associações automobilísticas locais.

Do Valor Econômico