Grupo Volkswagen centraliza a compra de semicondutores

O Grupo Volkswagen tomou para si a tarefa da aquisição de todos os semicondutores usados em seus veículos. No passado, segundo nota divulgada pela companhia, cabia aos fornecedores buscar as soluções no mercado e entregar as peças já com os chips. Agora as compras serão feitas diretamente pelo grupo e entregues aos fornecedores, de todas as marcas produzidas pela companhia.

A ideia é que exista mais de uma opção de fornecedor de cada chip para evitar descompassos como o do ano passado, quando a indústria global foi fortemente afetada pela escassez do componente no mercado.

As áreas de compras, componentes e tecnologia também trabalham para reduzir a complexidade de chips usados – o que resulta em menor complexidade de software, segundo a empresa.

O uso de semicondutores cresce a cada dia. Em 1978, de acordo com o Grupo VW, um Porsche 911 usava oito chips em sua unidade de controle. Hoje um Skoda Enyaq possui cerca de noventa unidades de controle e oito mil semicondutores. Atualmente a indústria automotiva compra US$ 47 bilhões por ano em chips, valor que crescerá para US$ 147 bilhões em 2030.

Da AutoData