Sindicato e UFABC apresentam projeto de reconversão industrial
Discussão já foi levada aos representantes de universidades, poder público e empresas da região
O projeto de reconversão industrial, realizado em parceria entre os Metalúrgicos do ABC e a UFABC (Universidade Federal do ABC), foi apresentado em encontros para diversos atores na região. O objetivo é dialogar sobre as fases do projeto, a pesquisa com empresas e, assim, pautar também os governos federal e estadual.
O encontro com representantes de universidades foi em 18 de agosto. Já as prefeituras da região e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC se reuniram dia 25 de agosto. No dia 1º de setembro, o debate foi com empresas, associações comerciais e empresariais. Ainda haverá um encontro com sindicalistas do ABC.
O diretor executivo do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, que preside a Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e a IndustriALL Brasil, destacou a relevância do projeto para a indústria nacional.
“O debate da reconversão industrial é de extrema importância para pensar o futuro da nossa região e conectar com o que o governo federal vem dialogando sobre política industrial”, afirmou.
O dirigente ressaltou que é preciso pensar os novos setores. “Temos percebido que setores tradicionais têm diminuído sua produção, diminuindo a intensidade de mão de obra. Temos capacidade instalada aqui na região, precisamos pegar essa capacidade e transformá-la em outros setores. Por isso, o debate da reconversão é tão importante, para manter o parque industrial pujante, com criação de emprego e a manutenção da renda aqui na região”, defendeu.
Etapas
O projeto “Reconversão Industrial no Grande ABC: diagnóstico, capacitação e plano de implementação na região” visa realizar ações de pesquisa, capacitação e análise do potencial e dos mecanismos requeridos para implementar ações buscando alternativas para reposicionamento de cadeias produtivas.
Em abril de 2022, teve início o curso do projeto, com aulas até maio do mesmo ano ministradas pela professora na UFABC, Anapatrícia Morales Vilha, mestre em Administração e doutora em Política Científica e Tecnológica.
O público envolveu CSEs, pesquisadores da universidade e integrantes da subseção Dieese dos Metalúrgicos do ABC para que pudessem contribuir na identificação de potencialidades para reconversão industrial dentro das empresas da base.
Também foi realizado o mapeamento de empresas e a definição em conjunto das possibilidades. As próximas etapas são o desenvolvimento do Plano de Reconversão Industrial do ABC, contemplando ações de curto, médio e longo prazo para políticas regionais de cunho industrial e tecnológico; ações internas às empresas alinhadas à reconversão industrial; promoção de diálogo e parcerias entre universidades, empresas, governo e movimentos sociais; e desenvolvimento de estratégias de inserção em novos mercados nacionais e internacionais. Além disso, haverá a articulação com os governos federal e do Estado de São Paulo e a publicação de um livro.
Reconversão
Reconversão industrial é a capacidade de reação (adaptação ou reorientação) das empresas diante das incertezas e dos mercados baseada na apropriação de oportunidade. É o reposicionamento da atividade produtiva para outros produtos, serviços e mercados.
Exemplos na pandemia: montadoras passaram a produzir e a fazer a manutenção de respiradores, empresas do setor químico começaram a produzir álcool, empresas têxteis passaram a produzir máscaras.