SUVs dominam no varejo e hatches no atacado

Em agosto, Honda HR-V foi o preferido do consumidor comum, enquanto o Hyundai HB20 liderou vendas diretas

Com o varejo respondendo por 56% do mercado total de automóveis em agosto, o ranking de vendas por modelo nesse caso é totalmente diferente do registrado no atacado. Enquanto os SUVs são os preferidos junto ao consumidor comum, os hatches predominam nas vendas diretas.

Dos dez carros mais procurados no varejo, exatamente a metade é de SUVs, com o Honda HR-V liderando o ranking do mês passado. O Hyundai Creta aparece na terceira colocação, enquanto Chevrolet Tracker e Fiat Fastback ocupam, pela ordem, a quinta e sexta posições. O VW T Cross é o décimo nessa lista dos automóveis de maior demanda entre os clientes comuns.

No atacado o quadro é totalmente diferente. Dos cinco primeiros colocados, quatro são hatches: o líder Hyundai HB20, seguido do Fiat Mobi e VW Polo, com o Chevrolet Onix na quinta posição. A exceção no Top 5 é o sedã Onix Plus, em quarto lugar. Complementam o Top 10 do atacado o Jeep Renegade, os Fiat Cronos e Argo, a Tracker e o Peugeot 208.

Se consideradas as somas das vendas diretas e do varejo no segmento de automóveis, o líder em agosto é o Onix, seguido do Polo, HB20, Onix Plus, Fiat Mobi, Tracker, Argo, HR-V, T Cross e Jeep Compass. No cômputo total, portanto, o atacado tem maior peso que o varejo nas vendas por modelo em todo o País.

Do AutoIndústria