Proposta quer exigir nova carteira apenas para dirigir SUV

O mundo inteiro foi dominado pelos SUVs e isso está levando alguns países a tomar medidas drásticas para minimizar o impacto dos grandões

A onda dos SUVs não atingiu apenas o Brasil, mais da metade dos carros vendidos na Europa são SUVs, a categoria foi responsável por matar as minivans e estão a caminho de eliminar os sedãs. Os SUVs continuam a causar polêmica, a última é a criação de uma nova habilitação (além da atual carteira B) para poder conduzir um SUV.

Neste momento, trata-se apenas de uma proposta apresentada pela deputada europeia Karima Delli, presidente da Comissão dos Transportes e Turismo. A proposta indica que além de ocuparem mais espaço na via pública e serem menos eficientes em comparação com um sedan compacto ou equivalente, razão pela qual emitem mais CO2, têm “em termos de segurança rodoviária, mais probabilidades de sofrer colisões do que os automóveis ligeiros de passageiros, com consequências muito mais graves.”

A deputada ainda afirma que “diante de um SUV, um pedestre tem duas vezes mais chances de morrer em uma colisão”. Ela explica que seria aconselhável estabelecer uma carteira de habilitação B+ para automóveis e veículos comerciais com peso superior a 1.800 kg. Essa habilitação só poderia ser fornecida para maiores de 21 anos com mais de 2 anos de experiência na categoria B.

É importante ressaltar que a medida não está aplicada ao tipo de carroceria e sim ao peso do veículo, levando esse ponto em consideração apenas os SUVs grandes seriam adequado nessa nova norma proposta.

Do AutoPapo