Salão do Automóvel volta ao Anhembi já em 2024

Retorno do mais tradicional evento do setor automobilístico do país está praticamente certo

Ainda não há anúncio oficial, mas o retorno Salão do Automóvel à área central da capital paulista já no próximo ano é praticamente certo. Esse é o mais tradicional evento do setor automobilístico cuja primeira edição foi em novembro de 1960, no Centro de Convenções do Parque Ibirapuera.

A indústria havia começado a produzir em setembro de 1956 com o microcarro Romi-Isetta, seguido dois meses depois pela camioneta DKW-Vemag Universal. O primeiro salão durou 16 dias e contou com apenas 11 expositores, mas atraiu 400 mil visitantes. No início foi anual e a partir de 1962 tornou-se bienal. Em 1970 mudou para o Parque Anhembi em local muito mais amplo, mas não climatizado.

Em 2016 trocou de endereço para o São Paulo Expo em local com eficiente climatização. A última exposição foi em 2018, com 29 marcas e 742 mil visitantes. Sofreu depois dois cancelamentos: 2020, em razão da epidemia da Covid-19, e 2022, quando os expositores se queixaram de gastos elevados. Também se falou em desinteresse do público, fenômeno que vem ocorrendo em outros salões. Mas o cenário mudou.

A inspiração agora é o Salão de Detroit, que se reinventou ao oferecer testes de veículos para o público, sem abandonar a exposição estática. A RX, tradicional organizadora, vai optar pela volta às origens graças às obras de ampliação e modernização do Centro de Exposição Distrito Anhembi, que recebe um investimento de R$ 1,5 bilhão. A área de exposição será climatizada e haverá espaço para testes onde já existe o Sambódromo. Tudo se encaminha para a 31ª edição, em novembro do próximo ano.

Do Automotive Business